terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sou cristão e posso falar no assunto!

Muitas pessoas pensam que falar de SEXO e de SEXUALIDADE é falar da mesma coisa. Mas é importante compreender que sexo é uma parte importante da nossa sexualidade, mas não o resumo dela. O sexo corresponde à ação que executamos com nosso corpo a partir da nossa sexualidade. Para que esta ação ocorra precisamos antes fazer escolhas inconscientes que envolvem nossos valores e crenças, auto-estima, auto-imagem e nossa história de vida.

Se você possui um pênis, você é um ser da espécie humana do gênero masculino. Se possuir uma vagina, você é um ser da espécie humana do gênero feminino. No entanto, apesar do órgão sexual com o qual você nasceu determinar seu gênero, masculino ou feminino, ele não é o fator determinante para as decisões a respeito de sua sexualidade.

Isto quer dizer que, ao nascer possuímos vários aparelhos biológicos que, ao longo de nossa vida, desenvolverão e aperfeiçoarão “funções sociais”. A mão, por exemplo. Para conseguir segurar garfo e faca você precisa aprender como fazer. De forma semelhante nossos órgãos reprodutores, ganharam ao longo de nossa existência uma “função social” que são transmitidos ao longo de nossa infância e adolescência.

Toda ação que realizamos com nosso corpo é mediada pelo pensamento. Por isso, a maneira como apreendermos sobre nossos órgãos genitais ou sobre nosso corpo como um todo, influenciará nossa sexualidade por toda nossa vida. Se uma pessoa aprende na infância que o pênis e a vagina são órgãos sujos, por exemplo, isto determinará a maneira como vê o seu corpo, influenciando suas crenças na área da sexualidade, e seu comportamento com relação ao sexo.

Da mesma forma, os comportamentos referentes ao gênero feminino ou masculino são construídos através das experiências afetivas e culturais que vamos travando ao longo da vida. Isto quer dizer que o homem aprende a ser homem e a mulher aprende a ser mulher. E isto não quer dizer que a menina deve lavar louça ou o menino jogar bola, mas sim que ambos precisam ter a possibilidade de construir uma auto-imagem condizente ao gênero determinado por Deus para a vida de cada um nós.

A verdade é que este é um tema bastante complexo que não poderá ser abordado aqui em sua totalidade, mas é importante compreender que a formação da sexualidade envolve muitos aspectos: as ações afetivas recebidas, as imagem vivenciadas a respeito da relação entre um homem e uma mulher, as palavras ouvidas sobre seu corpo e/ou capacidades intelectuais e muitas outras coisas

Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário