segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fique sozinho ou seja dependente!

Os relacionamento estão fragilizados na sociedade atual! Mais isso não é mais novidade!

Já é lugar comum a fala do sociólogo Zygmunt Bauman autor no livro Amor Líquido, que afirma que a sociedade atual prefere tudo o que está pronto e acabado do que a insegurança das coisas inacabadas, ou "por fazer". O sentimento de instabilidade e vulnerabilidade que inspiram os inícios de relacionamentos não combinam com os ideais apregoados pela pós pós modernidade.

Penso que a única coisa que se encontra solidificada é essa falsa ideia que se tem de liberdade. Sabe, essa idéia que paira no ar de que estar com o outro é abrir mão da liberdade. Doce ilusão!

Se quem dá liberdade a você é você mesmo, esta apenas se iludindo de que é livre. Você  na verdade é alguém sozinho pensando que é livre. Mas quando você tem alguém, e este alguém o libera, de forma responsável para a vida, isto passa a ser liberdade.

A liberdade só pode ser liberdade real se for a outra face do amor. E amor, só é possível em relação a algo ou alguém. Se você não tem alguém que te ame, a liberdade não é de fato liberdade, é solidão. É estar liberado de compromisso simplesmente por se estar sozinho. É ter um falsa "autonomia" por não se ter com quem compartilhar as decisões e os pertences.

A Liberdade verdadeira, só pode ser experimentada, quando se é amado, muito amado por alguém e ainda sim ser livre para ser quem você é. É poder escolher ser diferente para fazer o outro que o ama, uma pouco mais feliz.

Mas as pessoas estão tão habituados a receber as coisas prontas e de forma imediata, que investir em pessoas e relações ficou trabalhoso demais para alguns. O preço a pagar? A velha Solidão!

Ontem, estive conversando com algumas moças na faixa dos 30 anos, todas solteiras. Sua queixa principal gerava em torno de como os homens não querem compromisso. Ao mesmo tempo, (re)afirmavam o velho jargão do "Antes só do que mal acompanhada", afinal, "ninguém muda ninguém". Falavam que a geração atual possui homens muito fragilizados e sem iniciativa. Diziam: Os homens estão "molengas de mais!".

Bom, devo dizer que a musica do Michel Teló faz jus a palavra das meninas: "Ai, se eu te pego, ai se eu te pego..." - Vai lá e, ao menos, fala com ela cara! Tenho vontade de falar! Mas claro, muitos me acharão "machista" por dizer isso. Sim, porque agora, mandar o homem tomar iniciativa, pagar a conta e abrir a porta do carro é ser machista. Afinal, a mulher não precisa mais disso!!!

Mas a verdade é: Os homens perderam a atitude, e as mulheres estão mandonas demais e independentes demais! Só não sei o que aconteceu primeiro, "O ovo ou a galhinha!"

Saiba de uma coisa: Relacionamento, qualquer que seja, dá trabalho! Precisa de renuncia e dependência. Isso, mesmo: Prontidão para ser DEPENDENTE!

Essa é uma premissa fundamental: Se você quer um relacionamento duradouro, precisa estar disposto a abrir mão de um pedaço do seu espaço; precisa ser mais flexível com seus gostos, e acima de tudo, precisa aprender a PRESTAR CONTAS.

Sim, a PRESTAÇÃO DE CONTAS faz parte de todo o relacionamento. Dar a alguém satisfação de sua vida e sentimento faz com que você seja parte de uma relação. Isto é COMPARTILHAR a vida com alguém!

Você pode ser perguntar: Mas e se o outro não fizer o mesmo?
Bom....mas esta pergunta já virou desculpa pra tudo mesmo, então está tudo certo!
Sabe aquela história: Todo mundo faz!...então está tudo certo!

Comece mudando pequeno pensamento. Depois tenha algumas atitudes diferentes em relação as pessoas.E esteja certo, aos pouco, poderá experimentar a verdadeira liberdade:

LIBERDADE = AMOR + PERMISSÃO PARA SER LIVRE + LUGAR SEGURO PARA REGRESSAR.






Mas se preferir.....continue sozinho!

Boa semana!